Bom dia
Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017

Prefeito

Dagoberto Bessa Cavalcante

Mandato: 2017/2020

Dagoberto BessaDagoberto Bessa Cavalcante nasceu no dia 27 de junho de 1970 no Sítio Tuiuiú, zona rural de Rodolfo Fernandes/RN; filho de Noberto Bessa Cavalcante e Terezinha Gomes Bessa; pai de Noberto Bessa Cavalcante Neto, Fernanda Lívia Bessa dos Santos, Luiz Felipe Maia Bessa e Maria Valentina Costa Bessa; e membro de uma família de 16 irmãos. Desde a infância conciliou o trabalho braçal na agricultura com os estudos - inicialmente em sua terra natal, onde percorria diariamente 10 km até a Escola Estadual Augusto Gomes de Paiva, e posteriormente em Pau dos Ferros, onde morou com alguns irmãos, estudando na Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes.

Segundo o seu próprio relato, na adolescência enquanto trabalhava, decidiu ir para a capital, Natal, com o sonho de estudar e passar no vestibular para medicina; com o objetivo de melhorar sua condição econômica e de sua família e ter mais ferramentas para ajudar as pessoas – característica marcante em sua vida.

Com a ajuda de seus pais e de seus irmãos (principalmente de Maria Betília e Padre César) em Natal, Dagoberto morou inicialmente na Casa do Estudante, juntamente com companheiros do seu município, incluindo o seu irmão Antônio Cleante, e posteriormente em uma casa de Padre César com outros irmãos. Foi em Natal, que concluiu o ensino médio; prestou vestibular por três anos consecutivos para medicina, e obteve êxito em 1993. Em 1999, Dagoberto se formou em Medicina pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e voltou para o alto oeste potiguar. 

No ano de 2000 aceitando o convite do então prefeito de Tabuleiro Grande, Dagoberto foi eleito vice-prefeito. No mesmo período trabalhou como médico por aproximadamente dois anos em Severiano Melo, onde cativou sinceras amizades com sua simplicidade; sempre prestativo e dedicado à profissão.

Depois, morando em Pau dos Ferros, começou a trabalhar em diversos municípios vizinhos, conquistando respeito e admiração nessas cidades (onde, em algumas delas, trabalha até hoje); entretanto, Dagoberto nunca esqueceu o povo de Severiano Melo, frequentando constantemente a casa de amigos e ajudando quem o procurava. Pelos serviços prestados à população severianense, recebeu diversos pedidos da população para disputar um cargo público no município.

Foi candidato pela primeira vez a Prefeito de Severiano Melo em 2008, e mesmo não obtendo êxito, teve uma expressiva votação de 2659 votos. Apesar de não vencer a campanha eleitoral, Dagoberto não se ausentou do município, o amor às pessoas de Severiano Melo fez com que ele permanecesse presente, acompanhando os populares, especialmente em suas necessidades. Ouvindo as pessoas e o desejo de mudança de cada uma delas, decidiu se candidatar novamente.

Reconhecido por seu trabalho prestado ao município e carinho da população, Dagoberto Bessa Cavalcante recebeu em dezembro de 2011, o 'Título de Cidadão Severianense', que para ele, foi motivo de emoção, gratidão e mais compromisso com o município.

No ano de 2012, voltando a ser avaliado popularmente, Dagoberto foi Eleito Prefeito de Severiano Melo com 3266. Uma campanha eleitoral que marcou a história democrática do município, principalmente pelas manifestações e desejo de mudança dos populares, nas ruas, nas visitas e comícios (que eram realizados sem muitos recursos e com ajuda de populares). 

Em 14 de dezembro de 2012 foi diplomado prefeito eleito de Severiano Melo, e no dia 01 de janeiro de 2013 assumiu o executivo municipal.

Desde que assumiu a Prefeitura de Severiano Melo, Dagoberto enfrentou muitos desafios, no entanto, nada abalou o seu compromisso assumido com o povo de Severiano Melo. 

O zelo pelo dinheiro público, uma gestão voltada para todos, e a transparência, são marcas de sua gestão. Reeleito prefeito de Severiano Melo pelo PSD para o Mandato 2017/2020, com 52.57% (3,268 votos), Dagoberto carrega em si a gratidão a cada severianense pela oportunidade do segundo mandato; e com toda a sua equipe administrativa, renova o Compromisso por "Um bom lugar, um bom futuro".

“O importante não é onde nasceu, mas o que nasceu para fazer”.