CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS VIVA SÃO PEDRO! Severiano Melo celebra o dia do seu Co-padroeiro São Pedro
#Cultura 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CADASTRO CULTURAL DOS ARTISTAS SEVERIANENSES Secretaria Municipal de Educação e Cultura convida todos os artistas severianenses a realizarem o “Cadastro Cultural"
#Cultura 09/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Feliz Dia dos Pais!

Pai é amor, benção e proteção! Um feliz dia para todos os pais que honram essa missão!

#Cultura 29/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Viva São Pedro!

Que São Pedro derrame chuva de bençãos e proteção sobre todos nós. Que este final de mês represente o início de um novo período, repleto de paz e saúde para todos!

#Cultura 24/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Viva São João!

Hoje é dia de São João! E embora a pandemia nos impossibilite de comemorarmos juntos, ainda podemos celebrar esta data em nossos lares, ao lado daqueles que amamos, respeitando as recomendações de saúde para evitar a propagação do coronavírus.

"... Mas ninguém pode dizer que me viu triste a chorar. Saudade, o meu remédio é cantar." Viva São João! Viva Luiz Gonzaga!

#Cultura 24/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS São João sem fogueiras e fogos de artíficio!

Neste ano, o são joão será diferente como de costume. Os tradicionais festejos juninos e o acendimento de fogueiras e fogos de artifício estão proibidos em todo o Estado do RN. O importante agora é preservar a vida e garantir os serviços de saúde para quem mais precisa.

#Cultura 04/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Prefeitura promove eventos alusivos aos 56 anos de Emancipação Política Em comemoração aos 56 anos de Emancipação Política de Severiano Melo, a Prefeitura promoveu na manhã de ontem (03) a 6ª edição do Passeio Ciclístico e a divertida Corrida de Jegue.

O passeio ciclístico, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com ambulância e carros de apoio durante todo o percurso. E na chegada, os ciclistas foram recepcionados com um lanche e participaram do sorteio de seis bicicletas.

Já a corrida de jegue premiou os três primeiros colocados da competição, que garantiu a diversão dos presentes. Confira algumas fotos:
#Cultura 26/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Corrida de Jegue A tradicional e divertida Corrida de Jegue acontecerá no dia 03 de dezembro, a partir das 9h, na boca do corredor. Os (as) interessados (as) em participar deverão procurar o educador físico, Luiz Barboza, para garantir a sua vaga!

Mais informações: (84) 99968-1181.
#Cultura 22/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Dia da Consciência Negra O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, realizou a I Mostra Cultural Afro. O evento envolveu todos os usuários em atividades culturais como oficinas de tranças, rodas de capoeira e apresentação da batucada afrojovem.

As escolas do município também celebraram a data com exposições de trabalhos, danças de origem africana e rodas de capoeira.
#Cultura 21/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS A Prefeitura de Severiano Melo realizará a 6ª Cavalgada da Emancipação Em comemoração aos 56 anos de Emancipação Política, a Prefeitura de Severiano Melo realizará a 6ª Cavalgada da Emancipação! Para participar é preciso realizar a inscrição e doar 1kG de alimento não perecível, que será posteriormente revertido em cestas básicas às famílias carentes do município.

As inscrições estão sendo realizadas na recepção da prefeitura e também com Luizinho e Elano pelos números descritos na imagem.
#Cultura 20/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Olha só essa novidade na programação dos 56 anos de Emancipação Política: Concurso 'A Mais Bela Voz Severianense' Dividido em três categorias,

INFANTIL (10 a 14 anos)
JOVEM (15 a 18 anos)
ADULTO (acima de 19 anos)

o concurso contará com uma fase classificatória antes da apresentação final e a premiação é de 01 violão para o (a) vencedor (a) de cada categoria.

As inscrições vão até o dia 29 de novembro e para se inscrever é preciso apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. E caso o (a) participante seja menor de idade, deverá estar acompanhado dos pais ou responsável legal.

Para mais informações acesse o regulamento disponível em OUTRAS PUBLICAÇÕES aqui no site.
#Cultura 14/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Letícia Holanda é a nova Rainha do Caju! A representante do Espaço Educacional Construir (EEC), Letícia Holanda, venceu o Concurso Cultural Rainha do Caju 2019, realizado na última sexta-feira (11), pela Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos. A jovem de apenas 18 anos de idade, natural de Severiano Melo, irá representar o município até a realização da próxima edição do concurso. Além da coroa e da faixa de rainha, a vencedora também recebeu um troféu, um buquê de flores, um vale de um book fotográfico e um envelope com dinheiro em espécie.
#Cultura 05/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1ª Noite de Autógrafo da Escola Zilda Augusta A Escola Municipal Zilda Augusta de Paiva realizou na última quarta-feira (02) a 1ª Noite de Autógrafo para apresentação dos livros produzidos pelos estudantes da creche ao 2º ano de ensino. O evento contou com apresentações culturais relacionadas ao folclore brasileiro, cantigas de roda, brincadeiras e recital.

Confira aqui algumas fotos deste evento:
#Cultura 28/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONVITE: Musical de Encerramento da Campanha Setembro Amarelo. O Centro de Referência de Assistência Social, por meio do Grupo de Teatro Expressão, convida toda a comunidade para assistir ao Musical de Encerramento da Campanha Setembro Amarelo que acontecerá amanhã (29), às 18h30, na Praça Nossa Senhora das Graças.
#Cultura 23/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA I Gincana Folclórica da Escola Zilda Augusta Encanto, cultura e muita diversão marcam a I Gincana Folclórica da Escola Zilda Augusta.

A Escola Municipal Zilda Augusta de Paiva realizou nos dias 19 e 20 de setembro a I Gincana Folclórica, com o tema "Folclore: Nossa Cultura, Nossa Gente". As apresentações foram realizadas pelos estudantes do 3º, 4º e 5º ano do turno vespertino e encantaram a todos da plateia.
#Cultura 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Inscrições abertas para o Concurso Cultural Rainha do Caju 2019. Estão abertas as inscrições para participar do Concurso Rainha do Caju 2019!

Para participar a candidata tem que está dentro dos pré-requisitos exigidos no regulamento:

Ser natural de nossa cidade;
Ter entre 14 e 23 anos de idade;
Não ter sua imagem e/ou voz vinculada à publicidade de bebidas, cigarros, drogas ilícitas e pornografias; e
Não ter nenhum vínculo ou compromisso com os membros da Comissão Organizadora.

As meninas interessadas em participar poderão realizar a sua inscrição até o dia 29 de setembro. Os documentos solicitados são: Ficha de inscrição preenchida; Cópia da Certidão de Nascimento; Cópia do RG e do CPF; Comprovante de Residência e duas fotos (sendo uma de corpo inteiro e outra só do rosto).
#Cultura 22/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Convite: reunião do Grupo de Teatro Expressão. Atenção integrantes do Grupo de Teatro Expressão:

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) informa que nesta quarta-feira (22) haverá reunião O encontro está marcado para às 16h no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
#Cultura 26/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Projeto Cultura Afro Brasileira celebra o Dia da Consciência Negra! Estudantes da Unidade de Ensino Milton Holanda celebraram na última terça-feira (20) o Dia da Consciência Negra. O projeto "Cultura Afro Brasileira" desenvolvido na escola mostrou através da arte, com apresentações de dança e de teatro, a importância da cultura africana na construção da nossa sociedade brasileira.
#Cultura 16/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Beatriz Moura é a nova Rainha do Caju! A Prefeitura de Severiano Melo, através da Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos, realizou na última sexta-feira (12) mais uma edição do Concurso Cultural Rainha do Caju.

A edição deste ano trouxe a votação online como uma novidade para o concurso, onde a população participou ativamente na escolha da nova representante da beleza feminina do município.

As candidatas desfilaram em duas etapas, sendo a primeira apenas um desfile de apresentação. Avaliadas em cinco critérios na segunda etapa do desfile, onde desfilaram com traje de gala, a representante da Rede 10 Supermercados e Empresa Hudson Produções, Beatriz Moura, obteve um total de 53,5 pontos e consagrou-se a Rainha do Caju 2018.

O seu reinado durará um ano, onde passará o título no próximo concurso durante as festividades da Tradicional Festa do Caju.
#Cultura 12/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Dia do Folclore na Escola Municipal Zilda Augusta de Paiva. As apresentações em alusão ao Dia do Folclore se estenderam até terça-feira, dia 4 de setembro, na Escola Municipal Zilda Augusta de Paiva.

Os estudantes realizaram apresentações de dança e teatro; recitaram poesias e participaram de um jogo de adivinhações com perguntas O que é o que é.

Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também se apresentaram através do grupo de capoeira Ginga Comigo e o grupo Afrojovem Pau e Lata.
#Cultura 27/11/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 52 Anos de Emancipação Política de Severiano Melo Severiano Melo chega aos 52 Anos de Emancipação Política! E neste ano, vamos comemorar com o tema: “Severiano Melo, minha terra, meu coração”! E o Prefeito Dagoberto Bessa Cavalcante CONVIDA as Famílias Severianenses e todos os que amam a nossa terra para as festividades nos dias 29/11; 01, 02 e 03 de dezembro de 2015!


PROGRAMAÇÃO


Domingo, 29 de novembro:

o 3ª Cavalgada de Emancipação - Concentração em Santo Antônio, a partir das 6h. Após “Café com os Cavaleiros e Amazonas” a Cavalgada segue para Neto Melo (bate-sela), depois Ipueira (bate-sela) e finalizando na sede, em frente a Chico de Romão, com “Feijoada e Zé Ceará”.



Terça-feira, 01 de dezembro:

o “Caminhada Menos Peso, Mais Saúde!” - concentração a partir das 16h em frente ao Hospital e Maternidade de Severiano Melo, percorrendo as principais ruas da cidade, finalizando em frente à Unidade Básica de Saúde Prefeito Genildo Melo.



Quarta-feira, 02 de dezembro:

o 3º Passeio Ciclístico de Emancipação - saindo a partir das 5h30min em frente à Seduc - Secretaria Municipal de Educação, seguindo para as comunidades Gitirana, Malhada Vermelha, Boa Vista e retornando à sede;

o Final do 1º Campeonato Regional de Futsal Reconstruindo a Cidadania - às 20h no Ginásio Poliesportivo Ivansueldo Morais de Freitas.



Quinta-feira, 03 de dezembro (Emancipação Política de Severiano Melo):

o Alvorada com a Banda Filarmônica Maria Augusta de Macêdo, às 5h;

o Missa em Ação de Graças - às 6h, em frente à Prefeitura;

o Parabéns Oficial - “Bolo de Aniversário 52 Anos: Severiano Melo, minha terra, meu coração”, após a Missa;

o 3ª Corrida de Jegue - às 10h, em frente à Toinho de Alfredo;

o Final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo - às 15h, no campo;

o Inauguração do Calçamento no Bairro Jatobá - a partir das 19h, com Convivência Comunitária ao som de Zé Ceará e Balada Prime.
#Cultura 27/11/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Domingo, 29 de novembro a Prefeitura realizará a 3ª Cavalgada da Emancipação! Começa neste Domingo, 29 de novembro as Festividades em Comemoração ao Aniversário de 52 Anos de Emancipação Política de Severiano Melo!

E o Prefeito Dagoberto Bessa através dos Organizadores da 3ª Cavalgada de Emancipação, Elano Ferreira e Luiz Barbosa: CONVIDA Cavaleiros e Amazonas para abrilhantarem a nossa já Tradicional Cavalgada!



Domingo, 29 de novembro, a Concentração Inicial acontecerá em Santo Antônio, ao lado da Capela; a partir das 6h da manhã, onde será servido um reforçado café da manhã!



Após “Café com os Cavaleiros e Amazonas” a Cavalgada segue para Neto Melo (onde acontecerá o primeiro bate-sela); depois segue para Ipueira (com bate-sela e lanche ao lado da Capela); depois seguiremos para a sede onde finalizaremos a Cavalgada percorrendo as principais ruas da cidade, encerrando em frente a Chico de Romão, com “Feijoada e Zé Ceará”!!!




o Cavaleiros e Amazonas façam hoje mesmo a INSCRIÇÃO, com:

Cássia, na Prefeitura Municipal; com

Elano Ferreira, na FM Bom Lugar; com

Luiz Barboza - o Luizinho, na Academia; ou com

Serginho Oliveira em Santo Antônio.



A inscrição é GRATUITA!



Os 100 primeiros inscritos ganharão camiseta da cavalgada, e a CADA BATE-SELA serão sorteados brindes para os participantes inscritos!
#Cultura 17/08/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA “A Estrela e a Pedra”: Natural de Severiano Melo, pedagoga licenciada pela UERN, e mestranda em educação, e atual coordenadora pedagógica da Escola Municipal Zilda Augusta de Paiva, Ranieli Carvalho está encanto os severianenses com o seu livro “A Estrela e a Pedra”.

Lançado na última segunda-feira (10), durante a Jornada de Mobilização Pedagógica o livro já caiu no gosto das crianças, professores e todos aqueles que gostam de literatura infantil. A história fala de uma família que enfrenta a perda de um filho. Com delicadeza e brandura as palavras vão dando a história um ar de encantamento e compreensão acerca da morte, especialmente com a chegada de uma “pedra preciosa”.

Para a escritora Ranieli, além de partilhar com os leitores a vida de sua própria família, o livro proporciona (especialmente) para as crianças “um diálogo sobre a morte e nascimento de uma forma diferente; sabendo que toda criança está sujeita a perdas na sua família, e a terem irmãos com necessidades especiais”.

Interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com Ranieli através do telefone (84) 9661 6525.
#Cultura 07/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA I Seminário de Música de Severiano Melo A ASSERDEC - Associação Severianense Recreativa do Desporto e Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Severiano Melo, realizou I Seminário de Música de Severiano Melo, o qual teve como objetivo fomentar a cultura e manter viva a tradição das Bandas Filarmônicas, bem como, ampliar o conhecimento dos músicos severianenses através do intercambio musical.

O Seminário teve a duração de dois dias, 28 e 29 de março, o qual ofereceu as oficinas de: Flauta/Saxofones (Professores: Jeison Nascimento e José Erikison); Clarinete (Prof. Toni); Trompete (Prof. Ismael); Bateria (Prof. Saulo Coimbra), e Trombone/Coordenador (Prof. Aglailson França).

"Nesse período contamos com toda comunidade de músicos de Severiano Melo e também recebemos visitantes de cidades da região como: Tabuleiro Grande, Almino Afonso, Caicó, Itaú e Rodolfo Fernandes", frisou o Maestro Aglailson França.

O evento foi concluído com apresentações das oficinas, e um concerto da Banda Filarmônica Maria Augusta de Macedo, a fim de comemorar o sucesso da iniciativa e divulgar importância da cultura. Populares prestigiaram a apresentação, emocionados.
#Cultura 12/12/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 03 de dezembro é celebrado com Alvorada & Missa em Ação de Graças A programação do dia 03 de dezembro - Dia da Emancipação Política de Severiano Melo - teve início com a Mensagem do Prefeito Dagoberto Bessa aos Severianenses. Às 5h da manhã, a Banda Filarmônica Maria Augusta de Macêdo percorreu as principais ruas da cidade com uma Alvorada.

Às 6h, populares se reuniram em frente à Prefeitura Municipal para celebrarem a Missa em Ação de Graças aos 51 Anos de história do município. Na mensagem inicial, Malu Martins fez uma síntese do que teria sido as comemorações até aquele presente momento:

“Estamos reunidos, no Altar do Senhor para celebrarmos os 51 Anos de Emancipação Política do nosso município. Desde a segunda-feira, participamos de uma verdadeira maratona, no intuito de percorrer a nossa história e comemorar com o maior número de comunidades possíveis... Buscamos a nossa origem, na caminhada realizada de Malhada Vermelha à sede, relembrando fatos e associando à nossa vida, às nossas famílias.

Nos divertimos muito, mais uma vez, com a corrida de jegue, que de forma tão simples nos arranca muitos sorrisos. Passeio ciclístico nas comemorações da nossa cidade já é cadeira cativa, e no nosso aniversário não seria diferente, tivemos um grande número de ciclistas fazendo um percurso entre Boa Vista, Ipueira e sede. A participação também surpreendeu-nos na cavalgada, tradição tão rica, que vem sendo resgatada em toda a região, e junto com a tratorada então, não teve como não nos encantarmos.

Hoje, estamos aqui, nesta celebração em Ação de Graças, para AGRADECERMOS A DEUS por toda a nossa história. Por tudo que somos, que conquistamos; e por que não, pelo que perdemos. Olhar para nossa história com misericórdia, é o primeiro passo para fazer dela, um ato de agradecimento constante.

O melhor desses dias, foi reencontrar amigos, conhecer novas pessoas (sim, porque apesar de morarmos num lugar razoavelmente pequeno, há muitas pessoas e realidades no nosso município, que, acreditem, desconhecemos). O melhor desses dias, foi encontrar pai e filho participando das atividades juntos; o melhor desses dias foi ver a vitalidade e jovialidade nos nossos jovens da terceira idade, cheios de pique, relembrando os tempos de outrora. O melhor desses dias, foi o sorriso espontâneo das crianças, que deram um show de cidadania, com presença em todos os eventos.

O melhor de tudo isso, desta semana, desses 51 Anos, continua sendo, a nossa gente, o nosso povo: Os Melos, Ferreiras, Nogueiras, Limas, Freitas, Carvalhos, Oliveiras, Gomes, Torres, Silvas, Andrades, Martins, Queiroz, Franças, Pereiras, Menezes, Fernandes, Barbozas, Britos, Delmiros, Cavalcantes, Bessas, Régis, Nascimentos, Macêdos...

Ao Bom Deus as nossas orações, e louvor! Por todos os sobrenomes, por essa família: SEVERIANENSE!”


Celebrada por Pe. César Bessa (irmão de Dagoberto) a Missa foi um forte momento de fé, agradecimento e esperança.

Nas preces, o Prefeito Dagoberto Bessa pediu pelas comunidades e pela superação das diferenças, e com humildade pediu a bênção de Deus sobre a administração para que continuasse desenvolvendo o seu trabalho com compromisso e responsabilidade.

A Celebração foi encerrada com os Parabéns e o bolo, partilhado com os presentes.
#Cultura 09/12/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Cavalgada & Tratorada... A Cavalgada alusiva à Emancipação Política de Severiano Melo trouxe na sua segunda edição um diferencial, a Tratorada. Com o intuito de reunir a tradição dos cavaleiros, amazonas e vaquejadas com a agricultura do município (representada pelos tratoristas), a 2ª Cavalgada emocionou e encantou a todos.

Cavaleiros e amazonas saíram de Santo Antônio. Os tratoristas que chegavam de suas comunidades esperavam a cavalgada na "boca do corredor", e ambos adentraram a cidade percorrendo as principais ruas.

Ao chegarem em frente à Prefeitura foram recepcionados com um café da manhã preparado pela Sec. de Educação. Após o café todos que estavam no centro da cidade foram convidados para prestigiarem o forró de Chico de Elvira no Mercado Público, onde foram realizados os sorteios de sacos de ração e de sela e arreio (completos), para os participantes da cavalgada; e de 100 litros de combustível para os participantes da tratorada.

Chico de Elvira animou os vaqueiros e populares com forró pé de serra durante toda a manhã.
#Cultura 05/12/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Caminhada da Origem abriu as comemorações alusivas ao aniversário de 51 anos de Severiano Melo A Prefeitura Municipal de Severiano Melo em parceria com as secretarias municipais e colaboradores, realizou a Festa de Emancipação Política 2014. Os severianenses comemoraram o 51º Aniversário de Emancipação do município em três dias de atividades envolvendo a zona rural com a sede.

A programação teve início na segunda-feira (01), às 05h da manhã, com a “Caminhada da Origem”, levando crianças, jovens, adultos e idosos a percorrerem cerca de 8 km de Malhada Vermelha à sede. O objetivo da caminhada foi fazer memória à origem do município, que se deu nas proximidades do riacho Malhada Vermelha.

Além de recordarem fatos históricos do município, os caminhantes eram convidados a percorrerem uma linha do tempo das suas vidas, trazendo à memória recordações da família, da infância, etc. As recordações eram motivadas pelo cenário da natureza e pelas canções que acompanhavam cada passo.



Ao chegar à sede, a caminhada foi recebida por diversos moradores que aguardavam pelas ruas da cidade. O percurso foi encerrado em frente à Prefeitura com oração e café da manhã; em seguida foi realizado o sorteio de 05 (cinco) celulares para os participantes e entrega de certificados, homenageando a todos que participaram.
#Cultura 25/11/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CAMINHADA DA ORIGEM As comemorações alusivas aos 51 Anos de Emancipação Política de Severiano Melo começam na segunda-feira, 01 de dezembro. E o nosso primeiro convite a você e sua família é para participarmos da CAMINHADA DA ORIGEM!

Inscrições na Sec. Mun. de Educação e Cultura, Rua Batista Melo, 490.

SORTEIO de 05 celulares!

Organização: Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Malu Martins
Dúvidas: 9610 6607 ou 9851 0243
Severiano Melo, 51 Anos de Emancipação Política: Sou Origem, Sou História, Sou Severianense!
www.severianomelo.rn.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 07:05:52