27-JAN-2015

Severiano Melo dá posse aos membros do Conselho Municipal de Juventude

#Administração POR SIASP 27 DE JANEIRO DE 2015
Aconteceu na tarde de ontem (26), no Salão Paroquial Pe. Manoel Balbino, a Solenidade de Posse do Conselho Municipal de Juventude - Comjuve - de Severiano Melo, RN.

Todas as instituições, órgãos e seguimentos que trabalham com jovens, ou fazem parte do Comjuve foram convidados, comparecendo, o vice-presidente da Câmara Municipal, Gilson Carvalho; a articuladora municipal do Selo Unicef, Rita Célia Lopes; o chefe de gabinete, Maurício José; a presidente da ASSERDEC - Associação Severianense Recreativa de Desporto e Cultura, Maria Antônia; representando os grupos de escoteiros do município, Raires Ferreira; o coordenador municipal de cultura, Izonaldo Luiz; e representando o prefeito municipal, Francisco Pereira.

Na abertura da solenidade Malu Martins (membro do Comjuve), falou que aquela tarde marcava o "fiat" na história da juventude severianense: "não digo que hoje é o começo, pois, todos nós, que aqui estamos, há alguns anos, em nossos grupos, movimentos, e associações, vimos dando a nossa própria juventude a serviço de outros jovens, e por que não dizer, a serviço, do nosso município. Prefiro então dizer, que, estamos aqui, para solidificar, tornar mais forte, a nossa luta, a nossa voz."

E acrescentou: "nós não temos em Severiano Melo, infelizmente, um histórico em que o governo abriu espaço para a juventude, não temos isso; a juventude que aqui reside (ou seria, resiste?), resiste à custa de muito esforço, e limitações. É mais do que justo então, ressaltar que este governo ouviu a voz da juventude, realizando, através da sua Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, o ‘1º Fórum Municipal de Políticas Públicas para as Juventudes’, e sancionou a Lei de criação deste Conselho".

Ressaltou: "tenho a convicção, de que este governo, na pessoa de Dagoberto, estará sempre de portas abertas para receber os membros do Comjuve, reconhecendo a grande importância deste e de todos os conselhos municipais e respeitando a atuação dos mesmos sempre em busca de melhorias em nossa cidade".

De igual forma, Malu agradeceu a Câmara Municipal de Vereadores, "Poderes, Legislativo e Executivo, possibilitaram toda a estrutura jurídica para que o Comjuve funcione de forma adequada, através da Lei nº 485/2014".

Para o secretário de esporte e juventude, Serginho Oliveira, a criação do Comjuve marca "uma nova caminhada na Política Pública para o nosso município, a Política Pública para a JUVENTUDE".

Com a composição do Comjuve, acredita-se que Severiano Melo terá uma participação bastante efetiva dos jovens nas decisões políticas. Os jovens terão agora, de forma mais concreta, condições de buscar seus direitos através de um conselho constituído por representantes de vários setores da juventude. O conselho será capaz de oferecer a sua demanda, mostrar ao governo as suas prioridades, e elaborar e defender políticas públicas para a juventude.

Os que compuseram a mesa levaram sua mensagem aos jovens presentes, alguns discursos em tons de "saudosismo", recordando suas juventudes; Maria Antônia falou dos eventos, gincanas culturais, peças de teatro e musicais, lembrou instituições, e jovens que fizeram acontecer nos anos 70 e 80 no município.

Francisco Pereira falou aos conselheiros em nome do prefeito, motivando os jovens a "provocarem" o governo municipal, "para que sejam cada vez mais ouvidos, que sejam protagonistas das suas histórias".

O Comjuve encerrou a solenidade com reunião marcada para estudo da Lei, criação do Regimento e eleição da diretoria, já para esta sexta-feira, 30 de janeiro.

Conheça os Membros empossados:

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS

Secretaria Municipal de Esporte e Juventude:

Titular - Francisco Sergio de Oliveira Silva

Suplente - Gilberto Barros de Melo Junior

Secretaria Municipal de Administração e Planejamento:

Titular - Maria de Lourdes Martins Oliveira

Suplente - Danilo de Macêdo Costa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social:

Titular - Francisco Douglas Rodrigues de Oliveira

Suplente - Maria Gabriele Freitas Melo

Secretaria Municipal de Educação e Cultura: