22-ABR-2015

Severiano Melo realiza com êxito a construção do PME

O município de Severiano Melo/RN é um dos pioneiros na construção do Plano Municipal de Educação – PME!

#Educação POR SIASP 22 DE ABRIL DE 2015
O Plano Municipal de Educação de Severiano Melo é fruto de um trabalho democrático e participativo, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo Conselho Municipal de Educação, Comissão de Sistematização para Elaboração do PME, com a orientação técnica da Undime do RN e do MEC, a partir de um processo de discussão transparente com representantes de todos os segmentos da sociedade civil e sociedade política.
Como conclusão no processo participativo e consultivo a Prefeitura de Severiano Melo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Seduc reuniu sociedade civil, profissionais e entidades de todo o sistema de ensino do município na "3ª Conferência Municipal de Educação" na última segunda-feira, 20 de abril, na Associação Caridade e Luz.

Divididos em grupos os participantes estudaram as Metas e Estratégias do PME, discutindo em Plenária, de forma democrática; coordenados pela Avaliadora Educacional, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação - SASE/MEC, Fádyla Araújo. O texto base foi aprovado com êxito.

O PME norteia os rumos da educação de todo o sistema de ensino do município (escolas municipais, estaduais e particulares), e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissionalizante, além, de Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação para os próximos dez anos.

Com o tema "Plano Municipal de Educação: Uma Construção Participativa, Democrática e Dialógica", a 3ª Conferência contou a participação do Secretário de Estado de Educação e Cultura, professor Chagas Fernandes.

Segundo Chagas Fernandes, "a construção do planejamento da educação, no país, tem acontecido, nos últimos anos, em espaços democráticos, com realizações de conferências, encontros, fóruns e congressos; assim, construímos o PNE - Plano Nacional de Educação, e estão sendo construídos os planos estaduais, e municipais".

A presença do Secretário de Estado de Educação e Cultura trouxe a participação de secretários de educação de outros municípios, que prestigiaram o evento. Chagas Fernandes destacou, que, "participar da conferência do município de Severiano Melo me ajuda a acreditar muito mais numa educação com qualidade social".

Para Fádyla Araújo, avaliadora educacional da SASE/MEC, "o município de Severiano Melo está de parabéns pelo empenho e organização na construção do Plano Municipal de Educação". A consulta pública, segundo ela, "foi realizada com sucesso e o município se destaca como um dos pioneiros na realização deste momento fundamental de planejamento da próxima década".

Paulinho Freitas, técnico da Seduc, disse que "nunca se observou no município um plano que desse tanta voz aos professores e a população. As metas estabelecidas foram decididas por pessoas do município que conhecem muito bem como funciona e o que precisa ser aprimorado na Educação".

Nas etapas para formulação do Plano Municipal de Educação estavam: a análise das diretrizes do Plano Nacional de Educação, a indicação da comissão com representantes de toda a sociedade civil, o diagnóstico da realidade municipal e a análise das propostas. Depois da conferência, o documento segue para o Gabinete do Prefeito e depois para a Câmara de Vereadores para ser votado e por seguinte ser sancionado.