NOTÍCIAS

29-JUL-2015

Na luta contra o tabagismo

#Saúde POR SIASP 29 DE JULHO DE 2015
A Prefeitura de Severiano Melo através das secretarias municipais de Saúde e Semdas iniciaram um Programa de apoio aos fumantes do município. O Programa teve início no dia 14 de junho de 2015, e tem suas ações efetivadas por meio de um Grupo de apoio, que conta com uma equipe multidisciplinar, atenta a todas as dificuldades que o fumante possa apresentar nessa fase de transição, oferecendo um cuidado global ao usuário. Inicialmente o Grupo de Convivência "Tabaco e você nada a ver!" conta com a participação de 20 fumantes ativos.

Com intuito de promover e recuperar a saúde dos fumantes, bem como prevenir doenças provenientes do fumo, orientar e informar os malefícios do tabaco e apoiá-los em todo o processo de cessação, toda uma equipe de profissionais das secretarias de Saúde e Semdas promove semanalmente um encontro com o grupo; na última semana, por exemplo, os usuários passaram por uma triagem médica realizada pela Dr.ª Camila Rebouças em parceria com a Equipe Técnica do PSF, NASF e ACS, com o objetivo de avaliar quais os usuários farão uso da medicação, que já se encontra na Farmácia Básica Municipal.

Na tarde de ontem (28 de julho) foi realizado o terceiro encontro do Grupo; foram realizadas Orientações Medicamentosas e Técnicas de Relaxamento, o encontro foi ministrado pela médica, Dr.ª Camila; a Nutricionista, Natália; a Fisioterapeuta, Andreza; a Assistente Social, Deovania; as Enfermeiras, Karola, Tamires, Ronally e Lays. Atualmente os encontros acontecem uma vez por semana, pelo período de um mês; a partir desse período os encontros acontecerão quinzenalmente, período de abstinência dos usuários; depois mensal, até a conclusão do tratamento, algo em torno, de no mínimo, um ano.



"O tabagismo tem representado uma questão de saúde pública e privada que atinge milhões de cidadãos no Brasil e no mundo. É apontado pelas pesquisas como a principal causa de morte evitável sendo responsável por cerca de 10 mil mortes por dia em todo o mundo (INCA). A importância de programas que apoiam os fumantes que desejam parar de fumar se dá pelo malefício que o fumo trás tanto ao fumante quanto para aqueles que o rodeiam".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#CONFERÊNCIA Há 190 dia(s)

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

ETAPA INTERMUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

#INAUGURAÇÃO Há 191 dia(s)

SALA DE RAIO-X SERÁ INAUGURADA DIA 04 DE NOVEMBRO

Prefeito Jacinto Carvalho convida toda população severianense para prestigiar a inauguração da Sala de Raio-X

#PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS Há 192 dia(s)

PREFEITURA DE SEVERIANO MELO SEGUE REALIZANDO PEQUENOS PROCEDIMENTO CIRÚRGICOS

PREFEITURA DE SEVERIANO MELO GARANTE MAIS SAÚDE DE QUALIDADE À POPULAÇÃO SEVERIANENSE E REALIZOU MAIS UM DIA DE PEQUENOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DERMATOLÓGICOS

#VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA Há 193 dia(s)

DADOS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2023 - SEVERIANO MELO/RN

Ao todo no município foram vacinados 1.349 cães e 976 gatos, um total de 2.325 animais (cães e gatos)

#DATAS COMEMORATIVAS Há 193 dia(s)

Feliz Dia do Médico!18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO

GESTÃO MUNICIPAL PARABENIZA TODOS OS PROFISSIONAIS QUE TEM A MISSÃO DE CUIDAR DE NOSSA SAÚDE, DE NOSSAS VIDAS E POR EXERCER ESTA PROFISSÃO COM O CORAÇÃO

#OutubroRosa Há 193 dia(s)

UBS DE MALHADA VERMELHA REALIZA HIPERDIA COM TEMA “OUTUBRO ROSA”

HIPERDIA, MÊS DE OUTUBRO, ADERIU A CAMPANHA OUTUBRO ROSA, MÊS DEDICADO AO COMBATE DO CÂNCER DE MAMA

#PROJETO ESCOLAR Há 194 dia(s)

PREFEITO JACINTO CARVALHO RECEBE ALUNOS E PROFESSORA DE ESCOLA MUNICIPAL

PREFEITO JACINTO CARVALHO É ENTREVISTADO POR ALUNOS DO 6° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL RICARDO SÉRGIO DE LUCENA MELO

#Limpeza Há 194 dia(s)

PREFEITURA REALIZA LIMPEZA DE CEMITÉRIO PÚBLICO

LIMPEZA NO CEMITÉRIO PÚBLICO “FRANCISCO FERREIRA PINTO” DA COMUNIDADE DE MALHADA VERMELHA

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito