A respeito de uma publicação veiculada nas redes sociais, segundo a qual o Hospital Maternidade Benvenuto Holanda Neto teria negligenciado atendimento a uma bebê que teve contato com caso confirmado de Covid-19, a Prefeitura de Severiano Melo vem a público #esclarecer a verdade dos fatos:
A mãe da paciente acima mencionada procurou o Hospital Municipal na última sexta-feira (10), relatando que a filha estava apresentando febre e vômitos incessantes, onde foi prontamente atendida e teve a sua bebê examinada pela enfermeira plantonista, que tomou todas as condutas necessárias até a chegada da médica. Durante a anamnese, a médica evidenciou a necessidade de encaminhá-la para um hospital de referência, com ala especifica para bebês com Covid-19, em razão do quadro clínico de desidratação e por ter sido diagnosticada por critério clínico-epidemiológico (em virtude do contato domiciliar com caso confirmado laboratorialmente), o que a auxiliaria no direcionamento adequado do tratamento.
Assim, vale salientar que nas dependências do Hospital Municipal, a bebê recebeu todos os cuidados necessários e possíveis, em tempo oportuno e de acordo com os protocolos estabelecidos pelo o Ministério da Saúde. Diferente do noticiado nas redes sociais, não houve negligência, omissão ou qualquer outra conduta que possa justificar as críticas à gestão hospitalar.
Ocorre que o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, da cidade de Pau dos Ferros/RN, não estava recebendo casos como esse em questão, alegando ausência de leitos neonatais para Covid-19, o que tornou inicialmente inviável a transferência. Após sua negativa, a equipe plantonista entrou em contato com o Hospital Regional Tarcísio Maia, da cidade de Mossoró/RN, que também alegou a mesma justificativa.
Após um novo contato, o Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN concordou em recebê-la e a paciente deixou o hospital, mantida sob cuidado supervisionado, através de uma ambulância do município com suporte adequado e devidamente acompanhada por uma profissional da saúde, conforme protocolo de rotina. Após ser atendida por uma equipe da UTI neonatal, realizar exames e ser medicada por via injetável, a paciente foi liberada para casa, sendo a mãe orientada a seguir com o tratamento medicamentoso prescrito e aguardar até esta segunda-feira, 13 de julho, para a realização do teste rápido.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde, a Direção do Hospital e os profissionais envolvidos no atendimento à paciente, estão à disposição para prestarem mais esclarecimentos que se fizerem necessários. E aproveita a oportunidade para informar que o exame da bebê de seis meses confirmou a infecção pelo o novo coronavírus e que, no momento, ela encontra-se bem, sendo acompanhada pela a equipe do PSF I e sob os cuidados da família, em casa.