09-AGO-2018

Severiano Melo realiza o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2017-2020.

#Administração POR SIASP 09 DE AGOSTO DE 2018
A Prefeitura de Severiano Melo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Conselho Tutelar e Secretarias Municipais, realizou na última terça-feira, 07 de agosto, o I Fórum Comunitário para obtenção do Selo UNICEF edição 2017-2020.

Coordenado pelo CMDCA, o encontro contou com a participação de crianças e adolescentes, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, profissionais de diversas áreas, comunicadores e artistas locais, entre outros participantes. Durante a abertura do Fórum, a Comissão Intersetorial foi apresentada à comunidade e em seguida houveram apresentações culturais do grupo de Balé Faça Bonito e do grupo Afrojovem Pau e Lata do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O presidente do CMDCA, Max Müller, e a articuladora do Selo UNICEF, Rita Célia Lopes, fizeram juntos a apresentação do diagnóstico acerca da atual situação de crianças e adolescentes do município, trazendo os principais desafios para a conquista dos objetivos do Selo.

Após a apresentação do diagnóstico, os participantes foram divididos, de acordo com as fichas que receberam ao chegar no Fórum, em 11 Grupos de Trabalho (Gts). Este momento é dedicado a uma reflexão e discussão sobre os 11 indicadores que compõem a metodologia do Selo UNICEF, sendo eles: Direito ao registro civil; Evasão escolar; Programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis; Alimentação infantil; Gravidez na adolescência; Pré-natal; Óbito materno; Qualidade da educação; Direito à vida; Violência contra a criança e adolescente; e por último, Protagonismo juvenil.

Os facilitadores e relatores de cada GTs também participaram de debates em outros grupos, apresentando os resultados da discussão do grupo inicial em relação àquele indicador. O intuito era contribuir com mais propostas, compartilhando informações que serviram para complementar o olhar de cada participante sobre a realidade do município.

Antes que os grupos realizassem a explanação de suas ideias, estudantes da Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo realizaram apresentações culturais de dança e de teatro.

O resumo e ideias elaborados por cada GT, sobre como o município pode vir a se organizar para melhorar às situações críticas, foram apresentados pelos integrantes de cada grupo. A participação da sociedade civil em encontros como este é imprescindível para que se construa políticas públicas eficientes no tocante à proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. O momento também é propicio para que as pessoas possam conhecer mais sobre seus direitos enquanto cidadãos.

O próximo passo agora é concretizar as ideias apresentadas no Fórum construindo um Plano de Ação que será implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF. Os resultados deste Plano de Ação serão apresentados à comunidade em 2020, durante a realização 2º Fórum Comunitário, onde a participação da sociedade será mais uma vez fundamental na garantia e funcionamento dessas políticas públicas mesmo após o fim deste ciclo.